SAÚDE: MULHER

A mulher tem um papel fundamental na estrutura familiar e social e por isso ela se tornou o foco de nossa preocupação. A ideia do Centro Assistencial Cruz de Malta é fortalecer essa função feminina. O primeiro passo começa com o apoio na área de saúde pessoal, por meio de acompanhamento médico, na forma de consulta, exames e procedimentos. Principalmente no momento da gestação, quando a mulher se sente mais fragilizada. Isso traz confiança para o segundo passo: usar o agente multiplicador feminino para que essa melhoria de saúde se estenda a toda a família.Nas consultas, nos encontros e cursos promovidos pela entidade, procuramos passar orientações que a mulher poderá replicar em casa. São conceitos básicos de nutrição e higiene que podem ter efeito no dia a dia de uma família. Motivar as mães a promover mudanças é essencial para que elas abracem uma atitude salutar e tenham consciência de que podem ser uma mola propulsora para a transformação.Temos a preocupação de cuidar das necessidades curativas da população como uma atitude emergencial, mas o objetivo maior é criar hábitos adequados, reforçando o conceito de prevenção.

  • Atendimento (Ginecologia, obstetrícia, pré-natal, puericultura consultas de enfermagem).
  • Exames (ultrassonografia, colposcopia, papanicolau)
  • Procedimentos (cauterização e biopsia)

SAÚDE: CRIANCA JOVEM E ADULTO

O propósito inicial do Cento Assistencial Cruz de malta foi cuidar do bem-estar da criança. Afinal, a saúde é um componente primordial para a inclusão social. Sem ela não é possível se desenvolver, aprender ou mesmo criar qualquer noção de futuro. Porem, como ter crianças sadias sem um pré-natal adequado? Como deixar de lado os adolescentes? E como cuidar da mulher e dos filhos, mas negligenciar o pai? A única resposta a esses questionamentos foi diversificar o atendimento.

Hoje o Centro Assistencial garante qualidade de vida trazendo bem-estar físico, mental e social. Como decorrência natural de ampliação do publico atendido veio a inclusão de novas especialidades, tratamentos terapêuticos e preventivos.Tudo isso atrelado a uma preocupação constante com a manutenção da qualidade do serviço.

Consultas (pediatria, clinica geral, odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia).

Atendimentos (nutrição, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, enfermagem, aula de higiene e puericultura, vacinação).

SAÚDE: SERVIÇOS COMPLEMENTARES

Um passo sempre leva a outro. O resultado positivo de uma consulta é o diagnosticou correto, que só pode ser dado por meio de exames adequados. A partir daí poderão ser prescritos tratamentos, que terão efeito mediante o uso de remédios.no entanto, de nada adianta receitar um medicamento se não forem oferecidos os meios para a obtenção do produto.

A meta da Associação foi fechar esse ciclo para que o atendimento pudesse ser completo. Nesse sentido, implantaram-se serviços complementares como farmácia, analises clinicas e clinica móvel. No Centro Assistencial Cruz de Malta são doados medicamentos as pessoas atendidas nos serviços da própria entidade, mediante apresentação de receituário medico. O mesmo acontece com exames laboratoriais, que podem ser feitos no Centro ou por meio de parcerias com laboratórios.Finalmente, foi implementado o conceito de clinica móvel, montada no interior de um ônibus especialmente equipado para levar assistência medica e odontológica a bairros distantes da capital paulista e um barco para o atendimento da população ribeirinha da região amazonense.

  • Farmácia (Distribuição de medicamentos0
  • Analises clinicas (Urina, sangue, protoparasitológico)
  • Clinica móvel (ônibus para atendimento a bairros distantes, barco para atendimento das populações ribeirinhas do Amazonas).

SAÚDE: QUALIFICAÇÂO PROFISSIONAL

O fechamento de todo o processo é feito por meio da qualificação do pessoal. Graças á busca incessante pela excelência no atendimento, acabamos sendo procurados por instituições de ensino para o treinamento de seus alunos. Hoje, alem de funcionários, colaboradores e voluntários, trabalhamos com um sistema de parceria com universidades para a capacitação profissional através de residências medicas, especializações e estágios.

O reconhecimento dos profissionais que se habilitaram em nossa Associação já fez com que essa experiência fosse replicada em outras organizações, alem de os próprios profissionais terem levado seu conhecimento através de aulas e palestras a outras instituições, inclusive internacionais.

Num estudo inédito, pesquisadores brasileiros desenvolveram um aparelho portátil para diagnosticar anemia com resultado imediato. Os testes do hemoglobinômetro tiveram o apoio do Centro Assistencial Cruz de Malta.

Formação:

  • Residenciais (em pediatria, ginecologia e saúde da família)
  • Especializações medicas (Campo de pesquisa de mestrado e doutorado)
  • Estágios (em enfermagem, técnico de enfermagem, nutrição, psicologia, auxiliar de saúde bucal, odontologia, serviço social e educação física).